O Orgânico e o Geométrico – Entrevista com Tche D’alia Ruggi by radiojacare
22 de junho de 2011, 0:06
Filed under: Outras coisas

Alguns dias atrás postamos um   vídeo com um trecho da entrevista com o artista plástico Tche D’alia Ruggi, que expôs alguns trabalhos no evento Articidade. A entrevista foi tão legal e nós aqui da Rádio Jacaré admiramos tanto o trabalho do artista, que resolvemos publicar a entrevista na íntegra ( com algumas fotos dos seus trabalhos).

Rádio Jacaré – Fale um pouco da expo de hoje

É um segmento do que ando fazendo. Estou seguindo uma linha geométrica e estou tentando desenvolver seres dessa geometria. Uma tentativa de mesclar o orgânico com o geométrico. Uma coisa que é impossível, difícil de acontecer. Um não conversa com o outro. E a idéia é fazer com que esses dois elementos andem juntos, caminhem e cheguem a um ideal. Na verdade é o começo de uma pesquisa…

Rádio Jacaré – O orgânico seria os objetos da cidade?

Na verdade são os seres que eu desenvolvi a partir da minha pesquisa e o geométrico sim seria a influência da cidade. A gente vive no meio de linhas traços perpendiculares no meio disso, concreto puro, selva de pedra. Boa referencia visual é o que eu vejo todo dia na rua. Os prédios, o concreto mesmo. Isso eu levo pro meu trabalho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Rádio Jacaré – Conte um pouco do processo de elaboração das obras

Todo material é reutilizado, que eu peguei do lixo para dar um novo valor e um novo significado e tornar uma obra de expressão/arte . Peguei num ambiente de desuso e agora estou dando um novo valor e colocando em outro ambiente ( que envolve fotografia, moda, pintura, grafitti, arte, vídeo projeção, música – é uma interação de tudo isso.)

Estou fazendo essa pesquisa desses objetos nesse suporte, questionando um pouco essa coisa da sustentabilidade, hoje é gasto muito lixo que não tem utilidade para certas pessoas, mas para outros têm. Eles despejam na rua e para onde vai tudo isso? Penso numa consciência um pouco maior, cobrar mais consciência da própria população para onde vai o resto do que você produz?

Nessa chapa de madeira estou fazendo pecas de escultura de lata de spray, eu furo a lata de spray e para poder soldar elas e essa tinta que sobra eu uso para produzir também. Essa madeira foi um dos suportes que eu usei para fazer esse tipo de coisa. Depois fui interagindo com outras imagens seguindo essa coisa do geométrico e vários pontos de vista diferentes.

Rádio Jacaré – E as telas?

Os dois banners eu coloquei dois personagens que ando fazendo. Um é uma espécie de ave, meio pré-histórica, que estou desenvolvendo aos poucos. E a partir da pintura do pincel e desenho que pude chegar. Estou mesclando a situação que essa ave mora, mas também pode ser o que cada um vê, mas para mim é uma ave. E onde ele se situa, que é na cidade.

E o outro é um elefante que eu faço na rua, nos bombs, uma linguagem mais rápida, mais fácil, que tem mais percepção de todos os tipos de público. Tanto aquele que tem alguma informação em arte e que não tem. Porque é um elefante, um animal comum.

Rádio Jacaré – Sobre o evento Articidade.

Estamos juntando um monte de coisa bacana, artes moda, projeção, musica, performance e esse que é o ponto, juntar todos e formar uma coias so forte e cascuda que vai expandir cada vez mais. Ficar sozinho produzindo hoje em dia, tem seus momentos, mas a forca é unir a galera.

1 Comentário so far
Deixe um comentário

[…] Lembra da entrevista com o Tche D`alia Ruggi ? […]

Pingback por Tche Dalia – Escultura de Metal «




Deixe um comentário

